Ao ouvir de patinação, normalmente se lembra de patinação artística, como das Olimpíadas, ou patinação no gelo. Mas você sabia que há várias modalidades de patinação e cada uma delas possui um estilo diferente Para você que está pensando em iniciar neste esporte, mas não sabe qual estilo escolher, veja abaixo quais são estes estilos de patinação:

 

FITNESS

A patinação fitness é a modalidade mais praticada, talvez pela facilidade de encontrar Patins Fitness no mercado. Essa modalidade é ideal para Fitness, ou seja, ideal para você conseguir alcançar uma excelente forma física e se manter saudável, podendo ser praticada em parques, ciclofaixas e rinques de patinação. A patinação Fitness é a porta de entrada para todos os outros tipos de patinação, e a mais recomendada para iniciantes, pois seus patins geralmente são muito confortáveis, feitos de materiais mais leves e flexíveis e com excelente ventilação. Além de ser um excelente substituto para a corrida, por ser um esporte de baixo impacto, fazendo você queimar calorias sem prejudicar seus ligamentos.

 

CORRIDA

Esta é uma modalidade extremamente competitiva, sendo praticada em distâncias curtas ou corridas longas, através de superfícies diversas, incluindo rinques de patinação, instalações esportivas, ruas e rodovias, pistas, e pistas inclinadas. Os patins utilizados nesta modalidade são de alta tecnologia, e os melhores tem botas em fibra de carbono, possuem rodas maiores, as botas são menores, e todos os materiais são leves, com muita aerodinâmica, o conjunto todo é construído para garantir o máximo em velocidade.

 

AGGRESSIVE

A patinação Aggressive ou Street é uma forma de patinação onde o atleta faz manobras. Os patinadores fazem slides em beiradas e bordas, pulam sobre barreiras, voam de uma estrutura a outra, rodopiam no ar e desafiam a gravidade de diversas maneiras. Essas manobras podem ser bem perigosas, o que garante o estilo uma classificação de esporte radical. Na patinação Street, o patinador utiliza a cidade e seus obstáculos arquiteturais como elementos para executar suas manobras, e a patinação em Skate Parks e Skate Parks Fechados, que tem estrutura preparada com rampas, half-pipes e corrimões, construídos especialmente para a modalidade. Os patins e as botas de Aggressive são desenvolvidas para permitir slides em corrimões e beiradas e bordas.

 

URBAN

Patinadores Urban andam pela cidade, nas ruas, calçadas e as estruturas disponíveis para alcançar seu destino através do melhor ou mais rápido método possível. Também chamado de Freeskate, incorpora algumas manobras de patinação Agressive, como slides e pulos. Seus patins também possuem botas firmes e bases normalmente curtas do tamanho dos patins de Slalom, para garantir manobrabilidade, mas às vezes com bases um pouco maiores para rodas maiores que garantem velocidade, já que são patins com foco no transporte urbano. Assim como a patinação Agressive, o uso de proteção é extremamente recomendado para este tipo de transporte.

 

SLALOM

Patinadores de Slalom ou Freestyle realizam truques e acrobacias e dançam através de uma linha reta de pequenos cones espalhados igualmente. Esta modalidade para patinadores com ritmo e velocidade, com muita precisão nos pés. Patinadores escolhem esta modalidade pois ela é extremamente divertida e pode ser praticada em diversos tipos de superfícies.

Existem diversos campeonatos com diversas categorias no Slalom, entre elas o Slalom Individual, Batalhas de Freestyle, Pares ou Times, Slalom Rápido (Velocidade),  e muitos outros, é um estilo de patinação muito legal de se assistir.

Os patins de Slalom, são uma mistura de patins Fitness com Urban, com rodas de tamanho médio, e normalmente com bases rockeadas, onde a primeira e a ultima roda ficam em uma altura diferente das rodas do meio, facilitando a execução de manobras.

Comments

comments