Já pensou em praticar Yoga mas não sabe direito como funciona ou tem medo de começar e ser puxado demais?

Pois pode ficar tranquilo, a yoga é a melhor forma de trabalhar a energia corporal enquanto exercita corpo e mente e apesar de parecer um pouco difícil, logo a prática já fica simples para todos.

A yoga proporciona muitos benefícios para o corpo, além da mente, dentre esses benefícios estão o aumento da flexibilidade, a tonificação dos músculos e o aumento da concentração e foco.

Quer conhecer algumas posições simples pra ficar mais familiarizado com a prática? Então olha só:

  1. SUKHA UTTANASANA

Flexione o tronco para baixo, colocando as mãos abaixo dos joelhos e deixando a coluna bem esticada na horizontal, girando o cóccix para cima. Inspire e expire somente pelo nariz, usando o abdômen para encher e esvaziar o ar do corpo. Procure respirar de 5 a 8 vezes em cada posição, sempre mantendo a atenção na postura. Se desejar, pode repetir até três vezes a mesma posição.

  1. ARDHA UTTANASANA

Agora desça as mãos, encostando a ponta dos dedos no chão. Mantenha uma leve flexão da coluna, olhando sempre para frente. Caso não consiga tocar o chão, use um livro ou um bloco de concreto como apoio, embaixo de cada mão.

  1. VAJRÁSANA

Sente-se sobre os calcanhares, alinhando a coluna e deixando-a ereta. Entrelace os dedos atrás do corpo, abrindo o tórax, esticando os braços e elevando-os até onde puder. Caso não consiga entrelaçar os dedos, junte as palmas das mãos. Procure não empinar muito o quadril e mantenha a cabeça virada para frente.

  1. PARIVRITA VAJRASANA

Mantendo a posição, coloque o dorso da mão esquerda na parte externa do joelho direito. Se precisar, use os pés como apoio para a mão direita (ou apoie-a no chão), para girar levemente o corpo. Deixe a cabeça na vertical, na linha do ombro. Assim que terminar, repita a posição somente trocando o lado.

  1. BIDALASANA

Entre em quatro apoios, apoiando as mãos e os joelhos no chão, deixando o quadril erguido e a coluna reta. Em seguida expire, subindo as costas, e alongando-a na direção do teto. Encaixe o quadril, mantendo o olhar voltado para o próprio umbigo, e posicione a cabeça entre os braços.

Depois, inspire e faça o movimento contrário, esticando a coluna. Faça uma suave curva para baixo e mantenha o olhar entre as sobrancelhas. Repita essa sequência oito vezes, terminando na expiração.

  1. CHATURANGA DANDASANA

Leve as mãos um pouco para frente, apoiando os dedos dos pés no chão e esticando as pernas. Os pés devem ficar um palmo distantes do outro. Jogue o tronco para frente e deixe os ombros na mesma linha dos punhos. Permaneça na posição entre cinco e oito respirações tranquilas.

  1. SHALABHASANA

Ainda na mesma posição, flexione o corpo para baixo, deitando-o no chão com os cotovelos para trás. Tire as mãos do chão e, sem elevar os ombros, suspenda os braços para trás, enrijecendo-os levemente e elevando as extremidades do corpo. Mantenha somente a barriga e o quadril no chão. Não contraia o pescoço durante a posição, mantendo a cabeça voltada para o chão.

  1. BHEGASANA

Deite o corpo, segure o dorso dos pés e puxe-os na direção do quadril. Apoie o queixo no chão ou deite a cabeça de lado. Em seguida solte os pés, voltando a deitar o corpo no chão.

  1. ARDHA BHUJANGASANA

Estique as pernas de volta, apoiando as mãos no chão, um pouco abaixo da linha do tórax. Em seguida, estique os braços, mantendo o corpo ligeiramente para cima. Caso você sinta dor na região da lombar, flexione os cotovelos, apoiando-os no chão.

  1. ADHO MUKHA SVANASANA

Suba o quadril, esticando os braços e as pernas, formando um triângulo com o corpo. Mantenha a cabeça voltada para dentro, com o olhar para o chão e as palmas das mãos abertas. A variação da posição, para quem não se sentir confortável ao esticar as pernas, é feita com os joelhos levemente flexionados.

  1. BALASANA

Coloque os joelhos no chão na linha do abdômen, sentando nos calcanhares e deitando o corpo em cima das coxas. Coloque os braços para trás e, ao colocar a cabeça no chão, jogue os braços para trás e faça de 5 a 8 respirações, sem sair da posição.

 

(Esse conteúdo foi retirado do site Personare)

 

Chega aqui na Arena e conheça nosso estúdio de Yoga!

Comments

comments